Tratamento Homeopático para Rinite: Uma abordagem integral para alívio dos sintomas
Dra Juliana Bergamini é pediatra e homeopata em Jundiaí-SP, com mais de 10 anos de experiência em atendimento de crianças e suas famílias sob o olhar da homeopatia.
Formada em medicina e com residência em Pediatria pela Santa Casa de São Paulo
Título de Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB)
Cursando Mestrado em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde, na UNICAMP
Sintomas da Rinite
A rinite, uma condição inflamatória que afeta a mucosa nasal, é uma queixa comum que impacta a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
Caracterizada por sintomas como:
- espirros frequentes
- coriza
- coceira no nariz
- obstrução nasal
Os sintomas podem variar de leves a graves, afetando significativamente a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Geralmente ocorrem durante dois ou mais dias consecutivos por mais de uma hora na maioria dos dias.
Fatores desencadeantes
A rinite pode ser desencadeada por diversos fatores:
- alergias
- infecções virais ou bacterianas
- exposição a poluentes ambientais
- outros irritantes
Classificação da rinite
A rinite pode ser classificada baseando-se no seu principal causador:
- Infecciosa (aguda, auto-limitada, causada por vírus ou bactérias)
- Alérgica (forma mais comum, induzida pela inalação de alérgenos)
- Não alérgica não infecciosa (rinite do idoso, induzida por drogas, hormonal, da gestação, idiopática)
- ~Mista (com mais de um agente, conhecido ou não)
Outro conceito de classificação é o endotipo, que tenta identificar os mecanismos envolvidos na doença, e assim permitir um tratamento mais direcionado e preciso.
Identifica-se quatro endotipos de rinite:
- Com resposta imunológica do tipo 2
- Com resposta imunológica do tipo 1
- Rinite neurogênica
- Disfunção epitelial
Para diferenciar os endotipos, o médico pode solicitar alguns exames específicos, como medir a IgE total e específica, eosinófilos nasais e sanguíneos e a contagem de neutrófilos, além de citocinas e mediadores.
Tratamento
Os tratamentos convencionais para a rinite incluem o uso de anti-histamínicos, corticosteroides nasais, descongestionantes e, em alguns casos, imunoterapia. Enquanto muitos recorrem a medicamentos convencionais para alívio dos sintomas, uma abordagem alternativa que tem ganhado destaque é o tratamento homeopático.
O que é Homeopatia
A homeopatia é um sistema médico que se baseia no princípio da “lei dos semelhantes”. De acordo com esse princípio, uma substância que causa sintomas em uma pessoa saudável pode ser utilizada para tratar esses mesmos sintomas em uma pessoa doente. Os remédios homeopáticos são preparados a partir de substâncias naturais, como plantas, minerais e animais, e são diluídos em séries específicas para minimizar efeitos colaterais.
Tratamento Homeopático para Rinite
No contexto da rinite, os médicos homeopatas buscam identificar a causa subjacente dos sintomas em cada indivíduo. A abordagem é personalizada, levando em consideração não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos emocionais e psicológicos do paciente. Os remédios homeopáticos para a rinite podem incluir substâncias como Allium cepa, Sabadilla e Euphrasia , entre muitas outras.
A Dra Juliana Bergamini tem experiência em tratar pacientes com rinite sob a ótica da homeopatia, o atendimento é personalizado, respeitando a individualidade e necessidade da família.
Individualização do Tratamento
O tratamento homeopático da rinite enfatiza a individualização, reconhecendo que cada pessoa pode manifestar a condição de maneira única. Enquanto dois pacientes com rinite alérgica podem apresentar sintomas semelhantes, o remédio homeopático escolhido pode variar dependendo das características específicas de cada paciente, como a intensidade dos sintomas, a presença de outros problemas de saúde e fatores agravantes ou atenuantes.
A abordagem homeopática para o tratamento da rinite oferece uma alternativa mais sensível para aqueles que buscam opções além dos medicamentos convencionais. A individualização do tratamento, a consideração dos aspectos emocionais e a minimização de efeitos colaterais são aspectos atraentes para muitos pacientes.
O tratamento não medicamentoso é tão importante quanto ao medicamentoso, para que não haja agravação o manutenção da doença.
Tratamento não farmacológico
O tratamento não medicamentoso para rinite pode ser eficaz como complemento ao tratamento médico. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a aliviar os sintomas da rinite sem o uso de medicamentos:
- Evitar alérgenos: Identifique e evite os alérgicos que desencadeiam seus sintomas. Isso pode incluir pólen, ácaros, mofo, pelos de animais, entre outros. Use capas antialérgicas em travesseiros e colchões para reduzir a exposição aos ácaros.
- Mantenha a casa limpa: Limpe regularmente a casa para reduzir a quantidade de poeira e ácaros. Aspire, limpe as superfícies e lave roupas de cama regularmente. Considere o uso de purificadores de ar para remover partículas alergênicas do ar.
- Controle da umidade: Mantenha níveis adequados de umidade em casa para evitar o crescimento de mofo. Use desumidificadores, se necessário.
- Ventilação adequada: Mantenha uma casa bem ventilada para reduzir a concentração de alérgenos no ar. Isso é especialmente importante em áreas propícias ao mofo.
- Evitar fumaça e poluentes: Evite a exposição ao tabagismo passivo e a outras substâncias poluentes do ar. Mantenha-se em ambientes limpos e livres de fumaça.
- Alimentação saudável: Mantenha uma dieta balanceada e rica em alimentos anti-inflamatórios, como frutas, vegetais e peixes ricos em ômega-3.
- Irrigação nasal: Use soluções salinas para irrigar como narinas, o que pode ajudar a limpar os alérgenos e reduzir a congestão nasal.
- Proteção durante atividades ao ar livre: Use óculos de sol e chapéus durante as estações de alta concentração de pólen para proteger os olhos e o rosto.
- Gestão do estresse: O estresse pode piorar os sintomas da rinite. Praticar técnicas de relaxamento, como ioga e meditação, pode ser útil.
- Exercícios regulares: Manter-se fisicamente ativo pode fortalecer o sistema imunológico e reduzir a gravidade dos sintomas alérgicos.
Durante a consulta, a Dra Juliana Bergamini faz diversas prescrições não medicamentosas aos seus pacientes.
Dra Juliana Bergamini é pediatra e homeopata em Jundiaí-SP, com mais de 10 anos de experiência em atendimento de crianças e suas famílias sob o olhar da homeopatia.
Formada em medicina e com residência em Pediatria pela Santa Casa de São Paulo
Título de Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB)
Cursando Mestrado em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde, na UNICAMP
Leia também:
Baixa imunidade em crianças: mitos, verdades e orientações
Sinusite em crianças e homeopatia
Salutogênse: arte de viver bem
5 Benefícios da consulta on-line
Fonte: IV consenso de Rinite (https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Consenso_Rinite_9_-27-11-2017_Final.pdf)